Cenas Memoráveis - Tubarão

O filme de Spielberg que praticamente definiu o termo Blockbuster se mostra mais relevante do que nunca nesta sexta. Hoje entra em cartaz no Brasil, Cloverfield, produzido por J.J. "Lost" Abrams, película de monstro que segue a cartilha do diretor de E.T. e outros sucessos.

Isso porque é um filme que não escancara o monstro logo na primeira cena. No caso de Tubarão, Spielberg fez a decisão de não mostrar o animal por questões financeiras, já que o animatronic que seria usado deu defeito na última hora. Graças a essa jogada, o filme se tornou muito mais assustador, e nas palavras de seu diretor, "se não fosse por isso, a cena em que o tubarão aparece pela primeira vez, quase no final do filme não faria os espectadores pularem da cadeira até hoje".

No caso de Cloverfield, é a simples colagem da fórmula, que também funcionou no primeiro Alien. Uma forma inteligente de se criar suspense e de deixar uma marca de identificação na cabeça de quem assiste. Claro que em Tubarão, a música de John Williams foi fundamental, mas isso é outra história.

Confiram abaixo a cena de abertura do filme, antológica e parodiada pelo próprio Spielberg em sua comédia fracassada "1942", sobre a Segunda Guerra.

Continua...
 
Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint