d

Especial O Cavaleiro das Trevas: Primeiras Impresões

A partir de hoje até o dia 18, quando der vontade, um novo artigo sobre o Homem-Morcego vai pintar aqui no blog. Pra começar, as primeiras impressões sobre o que poderemos esperar em Batman - O Cavaleiro das Trevas.

Não dá pra analisar um filme direito só por trailers e comerciais de TV. Mas, quando somos agraciados com 12 clipes... bem, não dá pra dizer também com 100% de certeza se Batman – O Cavaleiro das Trevas é bom ou não. Mas, pelo menos dá pra tirar algumas conclusões. Vamos então a uma análise, clipe por clipe.

Para assistir, clique aqui, já que os videos foram retirados do site original.

Vídeo 1 – BATMAN HAS NO LIMITS

Na primeira cena revelada, temos um diálogo de Alfred (Michael Caine) e Bruce Wayne (Christian Bale), em que o mordomo aconselha seu patrão a conhecer seus limites. Há aqui, uma clara evolução na interpretação de Bale. A conversa entre dois flui com muita naturalidade, como já acontecia em Begins, mas aqui está melhor.

Vídeo 2 – IF YOU’RE NOT GETTING SHOT...

Aqui podemos ver outra evolução. Mas no caso, de personagem. Com a troca de Katie Holmes por Maggie Gyllenhall, parece que agora Rachel Dawes consegue se impor em cena. A assistente do promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart), e também seu par romântico troca aquele olhar de peixe morto de Holmes por uma firmeza que a personagem exige, com a interpretação de Gyllenhall.

Vídeo 3 – I HAVE HEARD ALL ABOUT YOU

Esta cena tem basicamente a mesma função da segunda, mas introduz um pouco mais de Harvey Dent e de como Eckhart o interpreta. Destaque também para Bale, em sua versão playboy de Bruce Wayne, lembrando os bons momentos de Patrick Bateman do filme Psicopata Americano.

Vídeo 4 – WE NEED LAU BACK

O vídeo começa com um muito bem sacado plano sequência. Um diálogo entre Jim Gordon (Gary Oldman), Dent e Batman. Visualmente a cena é praticamente uma homenagem a famosa mini-série O Longo Dia das Bruxas. Termina, inclusive da mesma forma.

Vídeo 5 – MAY I SUGGEST A TRAVEL AGENT

Momento “James Bond” com Lucius Fox fazendo as vezes do “Q”, o armeiro que providencia as bugigangas ao agente secreto. Fox, interpretado novamente por Morgan Freeman, tem todo aquele mesmo ar sarcástico do primeiro filme quando mostra o equipamento a Wayne.

Vídeo 6 – BREAK IN

Ok, aqui é o que todos queremos ver: Ação! Pra quem não gostou muito das cenas de luta em Batman Begins, por causa dos cortes bruscos que não mostravam praticamente nada da porradaria, o cena cai como uma luva. Pelo visto o diretor, Christopher Nolan, resolveu ouvir os fãs e trouxe lutas mais explícitas. Batman derruba três mafiosos chineses num único take, sem cortes. Contentes agora?

Vídeo 7 – THEY ARE ALL GOING TO COME AFTER YOU

Quantos filmes de quadrinhos existem por aí que se importam em desenvolver uma história de verdade? Intrigas políticas, joguetes, manipulação? A maior parte dos roteiristas deixa isso para “filmes sérios”. Bem, então temos aqui um filme sério. Nestor Carbonell (fãs de Lost, atenção) como o prefeito de Gotham tentando avisar Harvey Dent dos perigos em se mexer com peixe grande. Coitado, se ele acha que a máfia de lá é dificil de lidar, é porque ele nunca visitou o Brasil...

Vídeo 8 – THIS TOWN DESERVES A BETTER CLASS OF CRIMINAL

Aqui temos uma pequena amostra do que todos queremos: Heath Ledger fazendo o Coringa. Apesar de serem inevitáveis, acredito que seja uma grande besteira comparar a maneira que Jack Nicholson interpretou o maior vilão do Batman. A abordagem de Ledger é bem diferente, mais como um psicótico anarquista do que um simples bufão maluco. Tudo dentro do mundo que Nolan criou para o Homem-Morcego.

Vídeo 9 – YOU CANNOT ASK ME TO WAIT FOR THAT

Mais um vídeo em que Rachel Dawes demonstra sua presença. Nada a acrescentar quanto a isso. O destaque é para o que Bruce espera que aconteça com Gotham. Ele tem esperanças de que o trabalho feito por Harvey Dent é o que a cidade precisa. Sem uma máscara, o promotor está limpando a cidade, então pra ele, talvez Batman esteja com os dias contados. Interessante abordagem.

Vídeo 10 – HE CANNOT ENDURE THIS

Outra cena que mostra a química perfeita entre Michael Caine e Christian Bale. Não dá pra saber exatamente o contexto dela. Melhor esperar o filme pra comentar alguma coisa.

Vídeo 11 – ONE DAY BATMAN WILL HAVE TO ANSWER FOR THE LAWS HE HAS BROKEN

De novo, uma cena que fora de seu contexto no filme, fica difícil analisar. Melhor esperar. O destaque vai pra confiança que Aaron Eckhart transmite como Harvey Dent. Com certeza esse será um personagem, que embora todos saibam no que vai se transformar, vai agradar ao espectador.

Vídeo 12 – THERE'S A BATMAN

Sequência de ação, um pedaço da perseguição do Batpod. Achei a edição um pouco estranha, talvez porque tenha sido reeditado para essa divulgação na internet. A falta da trilha sonora, embora não seja evidente se proposital ou se sinal de que esse vídeo não é definitivo, acaba sendo até interessante, lembrando as célebres cenas de ação de filmes dos anos 70, como Operação França ou Bullitt (Veja nas Cenas Memoráveis)

O que essas primeiras impressões dizem? Até agora, O Cavaleiro das Trevas tem se mostrado superior a Batman Begins, e olha que considero o primeiro filme desta nova franquia como sendo a melhor adaptação de HQ já produzida para o cinema (obviamente parece que não por muito tempo). Assim como Sam Raimi e Bryan Singer, excelentes diretores que ficaram um pouco contidos no primeiro filme de seus respectivos heróis (Homem-Aranha e X-Men, seu desinformado), Nolan se solta e dirige um produto com identidade própria. Os diálogos estão melhores, graças a parceria com seu irmão Jonathan (também responsável pelo roteiro de O Grande Truque, preciso dizer mais alguma coisa?), que consegue melhorar o padrão do humor que David Goyer impôs ao primeiro filme (um fator que desagradou muita gente, mas parece que agora não irá mais incomodar tanto).

Sobre as interpretações, nada mais a acrescentar do que ja foi dito acima, o negócio agora é esperar pelo filme e ver como tudo se encaixa na história.

Batman - O Cavaleiro das Trevas estréia em 18 de julho.

Continua...
 
Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint