d

Especial O Cavaleiro das Trevas - Preparando-se para o filme

Bom, segue um guia do que você deve ler, assistir e conhecer antes de ver Batman – O Cavaleiro das Trevas no cinema. Não que você va se tornar um expert em assuntos relacionados ao Homem-Morcego, mas vai poder criticar com um pouquinho de conhecimento de causa, ver onde Nolan se baseou pra moldar a história, entender o porque do universo realista é fiel mesmo sem ter cara de quadrinhos e outras coisinhas mais...

Quadrinhos: A lista de boas histórias do Batman é longa. O personagem é o mais “sortudo” da DC Comics por ser agraciado por artistas tão competentes. Vamos a algumas:

Batman – Ano Um – A mini-série que conta o primeiro ano de atividades do Morcego em Gotham. As principais idéias de Batman Begins saíram daqui. Foi escrita por Frank Miller nos anos 80 e ajudou a trazer de volta o tom sério que o personagem merece.

A Piada Mortal – A Graphic Novel escrita por Alan Moore e desenhada por David Gibbons conta a origem do Coringa, 50 anos depois de sua primeira aparição nos quadrinhos. Essa versão é tida como a oficial para o surgimento do personagem. Indispensável.

O Homem Que Ri – O primeiro confronto de Batman com o Palhaço Príncipe do Crime recontado como uma espécie de continuação de Ano Um. Escrita por Ed Brubacker.

O Longo Dia-das-Bruxas – A grande inspiração do novo filme. Mini-série que mostra a descida de Harvey Dent de promotor a Duas-Caras, quando tenta combater o crime em Gotham. A HQ traça um ano quando crimes contra a máfia são cometidos em feriados. Um serial killer a solta, Batman, Gordon e Dent fazendo um pacto para levar criminosos pra prisão e o Cavaleiro das Trevas percebendo o que sua chegada a Gotham realmente pode ter trazido. Por Jeph Loeb e Tim Sale.

Vitória Sombria – Continuação direta da mini-série citada acima. Mais um serial killer assombra a cidade, desta vez indo atrás de policiais corruptos. Rumores dizem que pode ser a base de um terceiro filme do Morcegão. A história também introduz Robin a mitologia do Batman.

Batman – O Cavaleiro das Trevas – Mais uma Graphic Novel de Frank Miller. Batman num futuro, voltando a ativa. Vale ser lida pela relevância tanto para a reformulação do Homem-Morcego nos quadrinhos quanto para a época em que foi escrita: os anos 80, regime de Ronald Reagan e a Guerra Fria.

Filmes: Nem só de Batman se vive um fã de cinema, então vamos a uma lista de filmes que vai ajudar a compreender o espírito Drama-policial de O Cavaleiro das Trevas.

Fogo contra Fogo – Filme policial de Michael Mann em tom épico, mostra a caçada a um assaltante de bancos vivido por Robert De Niro efetuada por um policial interpretado por Al Pacino. Em termos de história o filme é extramente profundo no desenvolvimento dos personagens. Todos tem parte fundamental a trama e são muito bem construídos. Tem por ponto alto o assalto ao banco de Los Angeles, que serviu de inspiração a Christopher Nolan para a primeira aparição do Coringa em O Cavaleiro das Trevas.

Os Infiltrados – Longa de Martin Scorsese vencedor do Oscar ano passado. É fundamental pra quem gosta de um bom filme policial. Com Jack Nicholson, Matt Damon e Leonardo DiCaprio.

Trilogia O Poderoso Chefão – Po... é a trilogia Poderoso Chefão né? Obrigatória até pra assistir desenho da Disney :P Mas falando sério, visualmente e no desenvolvimento da história, há muito dos filmes de Coppola. Sem contar que na HQ O Longo Dia-das-Bruxas existem inúmeras referências a essa obra importantíssima do cinema.

Operação França – Uma das inspirações de Christopher Nolan para desenvolver o visual de sua versão do Batman. Um dos filmes policiais mais realistas e brutais (no que se diz respeito a como desenvolve a história e não a violência) do cinema moderno. Dirigido por William Friedkin.

Os Intocáveis – A saga de Eliot Ness contra o mafioso de Chicago Al Capone. Com Kevin Costner fazendo o papel do agente da lei e Robert De Niro no papel de um dos mais famosos gângsters da história. A cruzada de Ness pode ter servido de inspiração para a cruzada de Harvey Dent contra a máfia de Gotham no novo filme. Clássico do gênero, dirigido por Brian Depalma.

Amnésia, Insônia e O Grande Truque – Os três filmes com cara de cinema underground de Nolan. São importantes para o entendimento do estilo do diretor, da forma como ele conta suas histórias e como desenvolve os personagens.

Batman Begins – O primeiro filme da nova franquia. Tem que assistir, né? :P

Batman – Dirigido por Tim Burton. Jack Nicholson como o Coringa. É bom para ver como um personagem pode ser interpretado de duas formas completamente diferentes.

Batman Eternamente – Esse é pra torturar um pouco. Veja como o Duas-Caras não deveria ter sido adaptado pro cinema para poder depois curtir o que Aaron Eckhart fez com o personagem no novo filme.

Outras mídias: Além do cinema e quadrinhos, o Batman também foi muito bem adaptado na TV. Altamente recomendável o seriado animado dos anos 90. Principalmente a primeira temporada. E, lógico, o anime Gotham Knight, que faz uma ponte entre Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas.

É isso aí, se você conseguir ter tempo pra conhecer tudo isso ai antes de ver o filme no cinema, garanto um aproveitamento maior da experiência :P

Continua...
 
Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint