d

Baú do RE-ENTER: 5 Filmes que você tem que assistir antes de Super 8

Posted on
  • terça-feira, 9 de agosto de 2011
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: ,
  • Finalmente estreia nesta sexta-feira, 12 de agosto, Super 8, filme dirigido por J.J. Abrams que promete fazer uma homenagem à fase anos 70/80 do cineasta Steven Spielberg que, não por acaso, é produtor do projeto. Se o filme é bom ou não, você fica sabendo sexta a noite quando a resenha for publicada aqui no RE-ENTER. Mas, por enquanto, resolvi ajudar aqueles que não sabem o que foi a infância da década de 80 até meados dos anos 90, quando a Sessão da Tarde valia a pena ser vista por resgatar filmes que tantos nerds e cinéfilos ainda guardam na memória.

    A seguir, fique com um guia de filmes que, se assistidos, podem melhorar a experiência de Super 8. Claro que todo bom exemplar de cinema que se preze deve se sustentar sozinho, mas é sempre importante entender a proposta, principalmente se, para isso, seja necessário conhecimento prévio de alguma coisa.

    De qualquer forma, as produções listadas a seguir são obrigatórias até se você nem pretende assistir ao longa do criador de Lost. Se você gosta de cinema, principalmente do bom e velho cinema pipoca de Spielberg, precisa conhecer essas obras. Então, vamos lá?

    Tubarão (1975) - O filme que revolucionou o conceito de blockbuster, Tubarão foi a primeira grande produção de Spielberg. A cidade isolada que tem a vida de seus habitantes comprometida por um monstro é basicamente a premissa de Super 8. Do filme, Abrams também usa o outros elementos como um policial local que precisa investigar o caso e ao mesmo tempo lidar com a população e o "menos é mais" que tornou o longa tão célebre: mostrar pouco o monstro, para que impacto de sua revelação no terceiro ato seja muito maior.




    Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977) - Esta é a primeira grande obra de Spielberg a lidar com extraterrestres. Estranhos acontecimentos ao redor do mundo e pessoas se sentindo compelidas a se dirigir a um determinado local sem entender o motivo. Nada disso está em Super 8 (momento troll). De Contatos, Abrams pegou uma ideia que na verdade é bem recorrente do diretor que decidiu homenagear: o relacionamento entre um pai desacreditado e seu filho pequeno. Daqui também vem o envolvimento militar na pesquisa que pretende entender o que os alienígenas querem com a Terra.



    E.T. - O Extraterrestre (1982) - A maior influência para o visual de Super 8. Não dá pra assistir o trailer do filme recente sem se sentir diante de uma espécie de continuação de E.T. Além disso, assim como no filme oitentista, a nova produção tem como personagem central um garoto passando por um momento familiar difícil. Novamente, o governo surge como uma espécie de vilão com intensões nada amigáveis com a "criatura" que desenvolve uma certa ligação com o protagonista.






    Goonies (1985) - Este foi escrito e produzido por Spielberg, mas a direção ficou a cargo de Richard Donner. Um grupo de garotos que acaba descobrindo uma grande aventura é o principal elemento que Abrams colocou em sua história. Melhor dizendo, um grupo em que cada garoto é muito peculiar em suas atitudes, dando força à história e fazendo o espectador se importar com eles. Bom, pelo menos é isso que o trailer mostra, se Super 8 se sai bem nessa questão, é outra história.






    O Milagre Veio do Espaço (1987) - Mais um que Spielberg assume apenas como produtor. O comando é de Matthew Robbins, mas a sensação é a de uma obra Spielberguiana. Funciona como uma espécie de anti-Super 8, já que ao invés de um grupo de garotos, a trama envolve idosos que entram em contato com uma raça alienígena, aqui demonstrada como uma forma de vida mecânica que parece ter servido de inspiração para o cubo que o garoto do filme de Abrams encontra.



    Claro que a carreira de Steven Spielberg tem momentos até melhores do que os citados acima, e também são importantes para compreender onde Abrams quis chegar com seu filme. Mas, assistindo esses cinco longas, com certeza você poderá aproveitar melhor Super 8 e ter parâmetros pra dizer se gostou mais da homenagem do que do homenageado. Boa diversão!

    2 comentários:

    Campos Chuvosos disse...

    Ótimo post! Deu vontade de assistir de novo todos esses... valeu!

    Antonio disse...

    Ver esta lista me deu saudades dos tempos em que eu podia ficar sentado no sofá assistindo Sessão da Tarde. Estou revendo alguns destes em preparação para o Super 8

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint