d

A dificuldade de ser cinéfilo

Posted on
  • terça-feira, 28 de agosto de 2007
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  •  

    Como se não bastasse aturar as palhaçadas em distribuição de filme no Brasil, nós, amantes da sétima arte, somos obrigados a conviver com mentalidade "interiorana" de cidade do interior. Moro em São José do Rio Preto, SP. Não é uma cidade pequena, sua população é de consideráveis 430 mil habitantes. Quando por pequena, quis dizer que não é daquelas cidades onde a falta de algo possa ser justificada pelo pouco interesse de poucos habitantes. Existem por aqui, 5 salas de cinema no multiplex de um dos shoppings, e mais 2 no centro da cidade. Estão prometidas para o final desse ano, mais 7 salas. É mais do que praticamente todas as cidades da região poderiam sonhar em ter. E, mesmo assim, existem inúmeros filmes que assistimos apenas quando do lançamento em DVD.

    Um exemplo? O Labirinto do Fauno. Mais um? O Grande Truque. E olha que nenhum dos dois pode ser encaixado na categoria de filmes menores. Sempre que vejo cartazes nos cinemas daqui, já vou logo fazer uma "aposta" mental, tentando adivinhar qual produção vai chegar por aqui, e qual vai ser esquecida.

    O filme, não chegando aos cinemas, é fadado ao DVD. Aí, encontramos outro problema. Em Rio Preto existem inúmeros estabelecimentos que ousam se proclamar como locadoras de DVD. Sério, tem locadora por aqui que nem blockbuster eu encontro. Aí, pra justificar a escassez, fazem uma promoção de filme a 2 reais toda quarta-feira. E o pior. Quando encontro algum filme interessante, sou obrigado a carregar um DVD pirata pra casa. É isso mesmo. Locadora de DVD pirata. É mole?

    Aí, as poucas locadoras decentes abusam no preço, porque sabem que quem é idiota como eu e não vive sem cinema se dispõe em pagar quase 7 reais (esse preço pode funcionar numa cidade com custo de vida elevado, mas não é o caso aqui) no último lançamento.

    Ali em cima, eu disse que é dificil a mentalidade "interiorana" nas cidades do interior. Não quis ser redundante. Só quis dizer que somos obrigados a conviver com os donos de locadoras e cinemas que acham dos rio-pretenses, caipiras. Estava na hora de isso mudar...

    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint