d

Crítica: Caminhos do Coração (sim, a novela da Record)

Posted on
  • quarta-feira, 29 de agosto de 2007
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores:
  • Como bom nerd, fiquei, de certa forma, empolgado com a iniciativa da Rede Record em lançar uma novela com o tema "mutantes", seguindo o caminho de Heroes, X-Men, Mutant X, entre outros. Mas, é claro, por ser uma produção nacional, a gente sempre fica com um pé atrás em relação a duas coisas importantes nesse tipo de obra: a história e os efeitos especiais.

    Quanto ao primeiro quesito, Caminhos do Coração é um plágio descarado de Heroes, com um toque do seriado fracassado Mutant X, além de uma pitadinha de Gen13 (aquele grupo de heróis criados pelo Jim Lee nos anos 90). De Heroes, a novela chupou a idéia do assassino serial que mata mutantes, o geneticista que escreve um livro sobre mutação e é vítima do assassino serial e, talvez o mais interessante, a humanização dos personagens com aquela velha questão: "o que eu vou fazer com esses poderes?". De Mutant X e Gen13, a cópia está no fato dos mutantes serem, na verdade, alterados genéticamente numa clínica esepcializada em mutação.

    Isso não é de todo ruim. Não é original, mas pelo menos buscaram uma fonte interessante. Se vai dar certo ou não, só os próximos capítulos irão revelar. O texto tem potencial, mas ainda está um pouco artificial. Talvez porque não estamos acostumados com novela de ritmo diferente, mais parecido com o ritmo de um seriado norte-americano, as falas ficam parecendo dublagem de filme.

    Agora, a segunda questão: os efeitos especiais. A Record havia prometido uma revolução na TV, com a tecnologia empregada para os efeitos da novela. Bem, a cena da explosão do carro, no começo do capítulo, foi sensacional. Fotografia de seriado mesmo. Porém, sequências como o personagem velocista apostando corrida com uma moto... pra quem não viu, só digo uma coisa: parem de reclamar do efeito do Clark correndo em Smallville! Ainda há muito o que se melhorar. Não adianta ter a tecnologia, se não tem a técnica.

    Se a novela vai ser boa ou não, só o tempo dirá. Afinal, foram apenas 50 minutos do primeiro capítulo. Tem muito chão pela frente.

    Agora, uma curiosidade provando a nerdice do autor da novela, Tiago Santiago. O nome do cientista americano que publica o livro sobre mutações é Dr. Christopher Walker, alter-ego do personagem dos quadrinhos, Fantasma. Espero encontrar mais referências nerds nessa novela. Mas, se aparecer um Pedro Prado como personagem eu vou dar muita risada! :P

    Nota: Pedro Prado era o nome que Peter Parker, o Homem-Aranha, recebeu no Brasil quando suas histórias começaram a ser publicadas por aqui. Além de ser um excelente trava-línguas!

    1 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint