d

Re-Enter Entrevista - Gianda Oliveira

Posted on
  • domingo, 21 de outubro de 2007
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: , ,
  •  

    Foi realizado recetemente, o 1º Fórum de Telejornalismo na Unilago, em São José do Rio Preto. Participaram dos 4 dias do evento, grandes nomes do jornalismo na TV regional. O Re-Enter esteve lá e conversou com Gianda Oliveira, apresentadora do Tem Notícias - 1ª Edição, principal telejornal da TV TEM, afiliada da Rede Globo. Confiram a conversa.

    //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Re-Enter: Como você vê o Jornalismo Cultural em nossa região? Você acha que a abordagem é ampla, eficiente e atinge o público da forma correta?

    Gianda: Rio Preto é uma cidade que possui uma vida cultural agitada. Gosto disto. E vejo que a comunicação é fundamental na divulgação dos eventos e abordagem dos assuntos culturais. Acredito que seja ampla sim. Feita com competência e muito funcional.

    RE: Há uma constante em Rio Preto, dos cinemas voltarem suas estréias apenas para filmes grandes, deixando de lado, filmes interessantes que têm público menor e que não garantem tanto lucro. Você não acha que isso deveria ser repensado e os filmes deveriam ser lançados, mesmo que ficando em cartaz por um período curto de tempo? (Aqui vale um adendo. Na época da entrevista, não era de conhecimento público a inauguração de duas salas de cine-arte no maior shopping da cidade)

    G: Isto não é problema apenas de Rio Preto. Faz parte da cultura do povo. Poucas pessoas se interessam por filmes que não estão nos circuitos dos grandes lançamentos. Mas Rio Preto ainda está em melhor situação se compararmos às cidades da região que possuem um ou dois cinemas. Alguns cines aqui ainda dão espaço para esses filmes.

    RE: Você frequenta cinema ou teatro? O que te atrai nesses meios? Que tipo de filme ou peça faz você sair de casa?

    G: Sim, freqüento bastante, sempre que posso, os dois. Até porque estou fazendo especialização na área de cinema. Gosto muito das produções menores. Mas também não sou daquelas avessas aos produtos "hollywoodianos". Mesmo quando considero o filme mais fraco procuro assistir pelo menos pra conhecer. O último foi o brasileiro "Tropa de Elite". Pesado e muito bom!

    RE: Você participou de um fórum de Telejornalismo, área que geralmente é o alvo de quem resolve fazer uma faculdade de comunicação social. Que conselho você tem para quem sonha em trabalhar na TV como jornalista, mas que está começando a faculdade agora?

    G: Diria que todo investimento em conhecimento e conteúdo é importante. Então, ler, escrever e absorver todo tipo de informação é fundamental. Além disso, é preciso ter disposição e vontade de trabalhar bastante. Porque vai!!!, rs. Engana-se quem pensa que jornalismo na tv tem glamour. Isto fica para artistas de novelas, rs. Trabalhar em tv é acordar 4h30 da manhã, almoçar 4h da tarde, trabalhar em finais de semana, natal, ano-novo, feriados e carnavais. Mas posso garantir é apaixonante!

    RE: Existe, muitas vezes, a impressão de que, porque a imagem do jornalista de TV está muito exposta, esse profissional acaba se tornando "celebridade" aos olhos da população. Como você vê isso e como é sua postura em relação a isso?

    G: É verdade. Muitos confundem mesmo. E é natural por causa dessa exposição. Minha postura é normal, a mesma de sempre. Porque sei que nosso trabalho está longe desse estrelismo. Mas temos que entender as pessoas que nos vêem assim. A única mudança seria uma preocupação maior com a imagem para não prejudicar a credibilidade que temos que ter. Não pega bem, por exemplo, uma pessoa assistir ao jornal no almoço e à noite ver o apresentador bêbado em algum bar, né?

    ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint