d

Novo protocolo de troca de arquivos pode substituir Torrent

Posted on
  • segunda-feira, 5 de novembro de 2007
  • by
  • Mauro A. Barreto
  • in
  • Marcadores:
  • O polêmico site The Pirate Bay, o maior site agregador de arquivos da tecnologia BitTorrent, afirmou estar desenvolvendo um protocolo P2P alternativo.

    Segundo o site Tech.Blorge, o administrador Peter Sunde, mais conhecido como Brokep, afirmou que o BitTorrent como protocolo de transferência não duraria mais doze meses.

    Em entrevista ao site alemão Netzpolitick.org, Brokep disse acreditar que o site ainda crescerá por alguns meses ou mais um ano, mas mostrou descrença quanto à sobrevivência do protocolo. "Se nosso novo protocolo funcionar, continuaremos a ser um dos maiores sites. Se não, talvez outro tome o posto", disparou.

    Brokep acredita que o problema com o BitTorrent é que o protocolo é de propriedade da companhia homônima, que não ouvirá os usuários quanto ao que deve ou não ser acrescentado em novas versões. "E a BitTorrent é patrocinada por companhias de que nós não necessariamente gostamos também", comentou Brokep, em alusão às brigas do site pirata com a indústria e à parceria da BitTorrent com a mesma.

    Para o site TorrentFreak, a decisão de fechar o código fonte de algumas recentes implementações no protocolo, o que o The Pirate Bay acredita que dá à BitTorrent muito poder e influência, também aumenta a preocupação, bem como os crescentes spams e abusos de organizações anti-pirataria, seja para ganhar dinheiro ou para prender piratas.

    Possivelmente o novo protocolo, que deve ser lançado em 2008, utilizará a extensão .p2p e para facilitar a transição será compatível com os arquivos .torrent, utilizados nas transferências BitTorrent. Adicionalmente, sites como o Mininova já confirmaram que apoiarão o novo protocolo.

    Interessados no projeto do novo protocolo podem obter mais informações, em inglês, aqui. O vídeo da entrevista, também em inglês, pode ser assistido aqui.


    Fonte: Geek

    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint