d

Cenas Memoráveis - Especial HQ

Posted on
  • quinta-feira, 3 de abril de 2008
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: , ,
  • Superman - O Filme (1978)

    O primeiro filme do Azulão nos cinemas foi um marco. Em efeitos especiais, foi a primeira vez que "acreditamos que um homem poderia voar", como diziam os trailers da época. Em história, tínhamos um filme de quadrinhos que não zombava na inteligência do espectador, o que sozinho já é um fato louvável, se considerarmos que a adaptação mais recente na cabeça da massa era o seriado cômico do Batman nos anos 60.

    Superman - O Filme ainda contava com um elenco de primeira. Gene Hackman como Lex Luthor, Marlon Brando como Jor-El e Christopher Reeve, na época um total desconhecido, fazendo o papel do maior herói do mundo. E, mesmo entre dois nomes consagradíssimos, Reeve não fez feio e é até hoje o ator que mais se aproximou do personagem original. Tanto que seus traços foram adicionados aos quadrinhos (o que não foi muito trabalhoso). Mas não era apenas fisicamente que o ator se mostrou capaz. Ele soube interpretar a presença imponete do Superman, assim como a presença desastrada de sua identidade secreta, o jornalista Clark Kent.

    Não é a toa que esta é considerada a melhor adaptação de um personagem de HQs para o cinema. Eu, particularmente considerava até assistir Batman Begins e X-Men 2 (não coloco o Homem-Aranha aqui por motivos que explicarei futuramente). Mas por melhores que sejam os filmes citados, Superman teve a vantagem da novidade, numa época em que filmes de super-heróis não eram levados a sério.

    A sequência a seguir mostra o Escoteirão de Cuecas Vermelhas salvando Lois Lane de um helicóptero desgovernado. Considere que o filme tem 30 anos antes de criticar qualquer efeito especial. Além disso, preste atenção nos detalhes (como o tema romântico de Lois e Super tocado no momento em que os dois se olham, que você pode conferir melhor nesta outra cena) e nas "piadas internas" (Clark procurando uma cabine telefônica é uma referência direta aos quadrinhos e ao seriado do herói nos anos 50). Sutilezas que permeiam o filme todo, graças à competente direção de Richard Donner e ao roteiro de Mario Puzo (é isso mesmo, o escritor de Poderoso Chefão).


    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint