d

Cenas Memoráveis - Especial HQ

Posted on
  • quinta-feira, 17 de abril de 2008
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: , ,
  • O Corvo (1994)

    Quando foi lançado, O Corvo não era apenas um filme de quadrinhos. Era também um filme mais sombrio do que deveria, já que envolvia a trágica morte de seu protagonista, Brandon Lee, nas filmagens. Em uma cena que envolvia um tiroteio, Brandon acabou sendo alvejado por uma bala de verdade. Como ainda havia cenas a serem rodadas, um dublê foi usado tendo seu rosto substituído pelo rosto de Lee, uma técnica nova naquela época e que poderia significar um efeito terrível na tela.

    Mas, graças a competência do diretor Alex Proyas e de seu editor, os efeitos foram escondidos por trucagens de câmera e de cortes. A sequência que melhor mostra isso é a do personagem de Lee, Eric Draven, aplicando a maquiagem pela primeira vez. Graças ao espelho quebrado, a um jogo de luz e sombras sensacional e a edição bem marcada, não se fala que há algum efeito especial ali.

    O Corvo é um dos filmes de quadrinhos mais fiéis a obra original, contendo cenas e diálogos idênticos a HQ. Provavelmente fidelização maior só foi vista em Sin City e 300. E é também um dos filmes preferidos dos góticos. Na sequência a seguir, além de todo o significado, a trilha sonora é do Cure. Quer mais sombrio que isso? Nem filme do Tim Burton!



    Sobre a morte de Brandon, o Wikipedia explica: Uma das cenas rodadas para o filme requeria que uma arma fosse carregada, engatilhada e apontada para a câmera mas, por causa da curta distância do take, a munição carregada era de verdade mas sem pólvora. Após a realização desta cena, o assistente do armeiro (não o armeiro, que já havia deixado o set) limpou a arma para retirar as cápsulas, derrubando um dos projéteis no cano. A cena seguinte a ser filmada envolvendo aquela arma era o estupro de Shelly, sendo que a arma foi carregada com festim (que normalmente tem duas ou três vezes mais pólvora do que um projétil normal, para fazer um barulho alto). Lee entrou no set carregando uma sacola de supermercado contendo um saco de sangue explosivo. No roteiro constava que Funboy deveria atirar em Eric Draven quando ele entrasse na sala, estourando o saco de sangue. O projétil que estava preso no cano foi disparado em Lee através da sacola que ele carregava, matando-o. Os negativos com a filmagem de sua morte foram destruídos sem nunca terem sido revelados.


    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint