d

Especial O Cavaleiro das Trevas: Relembrando Batman Begins pt. 1

Posted on
  • terça-feira, 1 de julho de 2008
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: , ,
  • A partir de hoje, irei publicar algumas resenhas sobre Batman Begins. A trilha sonora, a produção, o elenco e a direção serão analisados. E por último, a análise do filme, como aquecimento para O Cavaleiro das Trevas. Até lá.

    Batman Begins – A Trilha Sonora

    Posso não ser um grande fã dos dois primeiros filmes do morcego (embora admire Tim Burton, a versão do diretor não me agrada muito), mas existem elementos nos filmes do Burton (assim como existem alguns nos de Schumacher) que funcionaram bem. Um desses elementos é a música. A trilha de Danny Elfman para as versões góticas e expressionistas do morcegão marcaram pra sempre o personagem. Elfman criara um tema tão forte quanto o de John Williams para o Superman, no filme de 1978. Prova disso é que foi utilizado na série animada do personagem e plagiado por Elliot Goldenthal para os filmes do Schumacher.
    Assim sendo, eu estava temeroso quanto a qualidade da trilha sonora de Batman Begins. Embora goste do trabalho de Hans Zimmer e de James Newton Howard, eu não conseguia imaginar que ambos pudessem criar um tema que definisse o Batman, tal qual Danny Elfman fez. Zimmer é conhecido por seus temas de ação (que convenhamos, são todos muito parecidos), enquanto Newton Howard é famoso por compor trilhas para filmes de terror, suspense e dramas. A união dos dois, embora promissora, não me dava a impressão de que seriam capazes de compor para um filme baseado em uma HQ. E realmente não foram. Mas apenas porque Batman Begins não é um filme de quadrinhos. É um filme do Batman, sim, mas em nada se parece com uma história em quadrinhos. Realmente não existe um tema central para o Batman, mas a trilha sonora é uma das melhores que já ouvi em anos.
    O primeiro ponto positivo para a trilha é que não temos faixas com nomes idiotas como: “Bruce Wayne is Batman”, “The Attack of the Bat” ou “Fear of Bats”. As faixas foram todas batizadas com nomes de espécies de morcegos. Isso sem mencionar que a partir da faixa 4 até a faixa 9, as iniciais de cada musica formam a palavra BATMAN.

    1. Vespertilio
    2. Eptesicus
    3. Myotis
    4. Barbastella
    5. Artibeus
    6. Tadarida
    7. Macrotus
    8. Antrozous
    9. Nycteris
    10. Molossus
    11. Corynorhinus
    12. Lasiurus

    Legal né? Pois é. E sobre as músicas? Bem, as três primeiras são temas bem dramáticos. James Newton Howard com certeza é o responsável por elas. A partir da quarta faixa, no entanto, podemos conferir um magnífico solo vocal feminino, um uso apropriado de percussão nos temas de ação e, particularmente na faixa 6, um tema digno de filmes de terror, com violinos estridentes e ensurdecedores. A faixa 10 é o que mais se aproxima de um tema para o Batman. É a música que tocou nos trailers. As faixas 11 e 12 são mais introspectivas e dramáticas. Na faixa 12, por sinal, é perceptível a influência da trilha de Zimmer para o filme “Gladiador”. O que, como já disse acima, é normal. Geralmente ele faz plágio dele mesmo nos temas, mas nada que comprometa a qualidade da música.

    Trilha do filme:
    Avaliação 8/10

    O álbum com as músicas de The Dark Knight será lançado em 15 de julho. Aguardem para uma resenha da nova trilha, que promete ser superior a de Begins. O tema do Coringa já foi descrito como Nine Inch Nails com orquestra. Empolgante, não?

    Batman - O Cavaleiro das Trevas estréia em 18 de julho.

    No próximo post, uma breve análise da produção de Begins na segunda parte deste especial que revisita o primeiro filme de Batman dirigido por Christopher Nolan.

    2 comentários:

    ROCKET disse...

    Na verdade as 9 primeiras faixas formam 'VEM BATMAN". ahahah

    Alexandre Luiz disse...

    po, sacanagem ahuuauhahua vai ver quem sugeriu essa ordem de nomes foi o george lucas, que vira e mexe cria palavras em portugues sem querer auhauauhauh

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint