d

Trilhas Marcantes: X-Men (2000)

Posted on
  • quarta-feira, 1 de junho de 2011
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: , ,
  • Essa semana estreia o novo filme da franquia X-Men e, por mais que esteja amplamente difundido como o melhor da série até aqui, o primeiro longa, do longínquo ano 2000, tem seus méritos. Foi ele que praticamente iniciou a Era de Ouro dos heróis de HQs nos cinemas (ok, Blade, de 98, também tem sua parcela de responsabilidade, mas o apelo dos mutantes foi maior), além de ser um bom exemplo de uma verdadeira adaptação, sem preocupação com a cronologia confusa dos quadrinhos ou o compromisso com fidelidade em termos de visual. Bryan Singer, o diretor, se arriscou com uma abordagem nova e madura, com um pé na realidade, mas sem perder o fator aventura dos quadrinhos.


    O primeiro X-Men é a prova que as adaptações podem ser completamente diferentes do material original, desde que mantenham a essência.


    Porém, nem tudo no longa inicial dos Filhos do Átomo era estranho aos fãs dos personagens. Quem cresceu acompanhando os desenhos animados dos anos 90, reconheceu logo a linha melódica do tema principal do filme, composto por Michael Kamen.


    O músico havia feito o tema de abertura do desenho e não poupou esforços para usá-lo (alterando algumas notas, mas mantendo a base) mesmo que meio a contragosto do diretor. Singer pediu à Kamen uma trilha menos temática e mais dramática e minimalista. O resultado final não foi exatamente esse, e embora não seja um grande trabalho do compositor, tem ótimos momentos, como o tema da Mística, que revela a personagem em cena, mesmo esta assumindo outra forma.


    Agora uma curiosidade: a escolha de Singer para compor a trilha de X-Men inicialmente era John Williams. Imaginem o diretor passar para o homem que compôs temas como Star Wars, Superman e Indiana Jones, a missão de criar uma música mais intimista para um filme de super-heróis. Será que teria funcionado?

    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint