Wilhelm Scream - O primeiro meme da cultura Pop!

Posted on
  • terça-feira, 2 de agosto de 2011
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: ,
  • Você sabe o que é o Wilhelm Scream? Não? Pra entender, nada melhor que um exemplo. Assista abaixo e preste atenção nesta cena do filme Tambores Distantes de 1951.



    Agora, veja este trecho de Capitão América - O Primeiro Vingador, longa que estreou nos cinemas no último final de semana.



    Identificou o grito? Pois é! Este é o Wilhelm Scream, um dos easter-eggs mais famosos entre os cinéfilos. Tudo começou com o filme de 51 cuja cena está logo acima. Vários gritos foram gravados, mas apenas um foi usado. As amostras que sobraram acabaram guardadas no estoque de efeitos sonoros. Então, em 1953, para o filme The Charge at Feather River, o grito foi novamente usado na cena da morte do soldado Wilhelm. Pronto, a partir daí, várias produções começaram a inserir o áudio em cenas de quedas, mortes por tiros e sustos.

    Mas, foi apenas da década de 70 que o Grito Mais Famoso do Cinema realmente virou uma brincadeira em Hollywood. O técnico de som Ben Burtt, enquanto pesquisava áudios prontos para Star Wars, encontrou as gravações originais e incorporou o dito cujo no filme de George Lucas. Burtt então começou a usar a gravação nas produções em que trabalhava, e, como era parceiro habitual de Lucas e Steven Spielberg, você pode ouvir Wilhelm gritar em TODOS os filmes de Star Wars e Indiana Jones.

    Não se tem um número exato de quantas vezes o grito foi usado, mas estima-se que seja em mais de 200 filmes, além de séries de TV, desenhos animados e jogos de videogame. Ele está onde você menos espera, pronto pra ser descoberto.

    Joe Johnston, diretor de Capitão América, provavelmente incorporou o Wilhelm Scream como uma piada interna, já que fez parte da produção dos primeiros Star Wars e de Caçadores da Arca Perdida.

    Assista abaixo uma compilação do Grito de Wilhelm e se prepare. A partir de agora toda vez que você assistir um filme e ouvir o grito, será impossível segurar o riso.


    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint