d

Escolha das novas sete maravilhas foi "farsa em escala global", diz jornal

Posted on
  • segunda-feira, 9 de julho de 2007
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores:
  •  

    Em editorial do jornal espanhol El Mundo, o texto foi bem claro. A eleição foi uma farsa.

    O jornal afirma que os espanhóis ficaram "profundamente decepcionados" ao saber que o candidato do país, o monumental palácio muçulmano da Alhambra, na Andaluzia, não receberá o status.

    "A explicação é bem simples: a eleição se deu por votos através da Internet e de telefones celulares. O Brasil tem 188 milhões de habitantes, por isso existia um potencial de votantes muito maior que a Espanha ou a Grécia (que concorria com a Acrópole)."

    Apesar de considerar alto o número de votos na eleição - 100 milhões, segundo os organizadores - o El Mundo disse que o processo foi "um grande negócio" marcado por "simpatias nacionais".

    "Após o sucesso comercial deste concurso, é certo que dentro de muito pouco tempo serão organizados outros para eleger as sete belezas naturais do mundo ou os onze melhores jogadores de futebol da história", diz o texto.

    "O negócio está assegurado, porque o público está ávido por este tipo de espetáculos, baseados nas possibilidades de participação oferecidas pela Internet e as novas tecnologias. Tudo, entretanto, é apenas espelho criado por um gênio de marketing que deve estar rindo do mundo a estas horas", conclui o jornal.

    Os brasileiros mais ufanistas vão dizer por aí que isso é despeito. Porém, é óbvio que uma votação em que os habitantes dos países selecionados votariam neles mesmos. Assim, justa é que não foi, essa "eleição".

    Agora, o que é realmente intrigante é o povo brasileiro se dizer patriota só em época de copa do mundo ou de alguma bobagem como essa escolha das novas maravilhas do mundo. Esse patriotismo todo vai embora na hora das eleições, ou na hora de exigir seus direitos.

    Ao contrário do povo espanhol, por exemplo. Históricamente muito mais contestador que nós.

    Enquanto isso, a cidade maravilhosa, agora "sede" de uma maravilha do mundo, não tem uma maravilha de segurança...

    2 comentários:

    ROCKET disse...

    concordo.

    Livia Ramos disse...

    Eu nao concordo que tenha sido uma farsa! Concordo que talvez nao tenha sido justa, eh claro que um pais grande como o Brasil tem mais chances de votar em si mesmo do que outros paises menores, mas cada um podia escolher 7 nao apenas 1.
    Acho que eh despeito sim dizer que eh uma farsa simplesmente para rebaixar a eleicao, pois pra mim, estava claro desde o inicio que era simplesmente um "grande negocio". E se o tal "genio de marketing" esta rindo agora, que bom pra ele!! Eu tambem estou, pois participei da votacao e o Cristo Redentor foi eleito.
    E que venham outras eleicoes desse tipo, nao perco nada em participar disso, pra mim eh diversao!
    Agora, preciso concordar que o povo brasileiro deveria se mobilizar mais pra tentar resolver os serios poblemas que assolam nosso pais. Quisera eu que o Rio de Janeiro tivesse uma maravilha de seguranca. Mas sou muito otimista e tenho fe no futuro!

    ih... me empolguei... hahaha

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint