d

Tim Burton recebe prêmio pelo conjunto da obra

Posted on
  • quinta-feira, 6 de setembro de 2007
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores:
  •  

    Foi no Festival de Veneza, e pelas mãos de Johnny Depp, que Burton recebeu um prêmio pelo conjunto de sua obra.

    Os organizadores do festival, cuja 64ª edição vai até o dia 8 de setembro, descreveram Burton como um dos "cineastas norte-americanos mais corajosos, visionários e inovadores".

    "Esta cidade é como o próprio cinema. Isso é realmente muito especial para mim", afirmou Burton, exibindo os tradicionais óculos escuros e os cabelos espetados, em uma entrevista coletiva realizada antes da cerimônia da entrega do prêmio, ocorrida mais tarde.

    Burton aproveitou para brincar com a estatueta do Oscar, que nunca conquistou e para a qual foi indicado uma vez, dizendo que a aparência do troféu de Veneza "é muito mais bonita do que a daquele homem careca e pelado".

    O diretor mistura sucessos de crítica, entre os quais produções como a arrepiante animação "A Noiva Cadáver", com filmes de grande vendagem, responsáveis por fazer dele um dos nomes de peso de Hollywood.

    Esta quarta-feira vinha sendo descrita como o "dia de Tim Burton". Nesse mesmo dia, a versão em 3-D do filme de animação "O Estranho Mundo de Jack" teve sua estréia mundial.

    Também foram exibidas algumas cenas do projeto atual de Burton, "Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street" (Sweeney Todd: o barbeiro demoníaco da rua Fleet), a adaptação de um musical de sucesso de Stephen Sondheim.

    Mais uma vez, Burton contará com a participarão de Depp, agora na pele do barbeiro que recorre à violência para se vingar depois de ter sido preso injustamente.

    Do filme participa também Helena Bonham Carter, mulher de Burton e que esteve em várias outras produções dele. O casal tem um filho e a atriz está grávida de um segundo.

    As histórias sombrias, muitas vezes engraçadas, de Burton costumam ser descritas como contos de fada para adultos. Suas criaturas desajustadas, no entanto, são bastante populares entre as crianças.

    "Sempre nos preocupamos com a possibilidade de isso ser assustador demais para as crianças. Mas comigo aconteceu de quase todos os filmes que pensei serem um pouco exagerados para as crianças acabarem, anos mais tarde, se mostrando bastante adequados aos padrões", afirmou ele.

    Questionado sobre qual tipo de livro e história despertava sua imaginação quando criança, Burton respondeu: "Eu não li muitos contos de fada. Os filmes de monstros eram um tipo de conto de fadas para mim."

    É, explica muita coisa, essa última declaração.

    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint