d

Trilhas Marcantes: Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

Posted on
  • quarta-feira, 4 de maio de 2011
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: , ,
  • Em maio de 1977, o mundo viu nascer um fenômeno sem precedentes na cultura pop. Estreava nos cinemas Star Wars, a obra máxima idealizada pelo jovem cineasta George Lucas. Criada na forma de uma trilogia, a saga de Luke Skywalker teria um capítulo ainda melhor, três anos depois.

    Com O Império Contra-Ataca, a história ganhava ares de um grande épico de fantasia espacial, coisa que o primeiro filme, embora seja inesquecível, não conseguia ser, pela falta do ritmo adequado. Império é mais sombrio, tem pontos de virada no roteiro muito mais interessantes e trabalha melhor cada um dos personagens.

    Além disso, coube ao segundo capítulo da história (na verdade, o quinto se levarmos em conta a nova cronologia) apresentar aquele que seria o mestre de Luke, Yoda. Partindo do princípio de que a sabedoria é muito mais importante do que a força bruta, Yoda nunca seria considerado um mestre por quem não o conhecesse. O jovem aprendiz de Jedi vai até Dagobah procurando um "Grande Guerreiro" e encontra um alienígena pequeno e idoso. Parte do aprendizado de um Jedi é não julgar pela aparência e nisso Luke já começa falhando. Yoda é importantíssimo por ensiná-lo conceitos de humildade e fazê-lo entender que enquanto for arrogante, sua batalha nunca poderá ser vencida.

    Para dar a Yoda a aura de sabedoria e serenidade que merece, o mestre John Williams criou um tema sensível, e ao memo tempo forte, para o personagem. A cena em que Yoda tira o X-Wing de Luke do pântano apenas com os poderes da Força é de arrepiar. Conforme o tema cresce, o espectador consegue entender, junto com o futuro Jedi, como aquele pequeno ser é poderoso e nobre. E ao mesmo tempo, ilustra a fragilidade de sua idade, quando treme e demonstra o grande esforço que está fazendo para ajudar seu jovem amigo.

    Ouça abaixo mais esse belíssimo tema de Williams, dentre tantos que criou nas últimas três décadas.


    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint