d

Especial Lanterna Verde: 5 histórias essenciais do herói

Posted on
  • sexta-feira, 19 de agosto de 2011
  • by
  • Alexandre Luiz
  • in
  • Marcadores: ,
  • Estreia hoje nos cinemas de todo país, Lanterna Verde, que leva às telonas personagem da DC Comics que tem uma das mitologias mais ricas da editora. Desde a chegada de Geoff Johns ao título, o herói se tornou muito mais importante, com sagas enormes envolvendo todo o universo DC, influenciando diretamente na maioria dos personagens de seu vasto panteão.

    Mas, o Lanterna não é tão popular para o público em geral e talvez até você que está lendo este texto não sabe muito do personagem, ou sabe só o básico. Não se sinta culpado por isso já que por anos, a mídia fez parecer que a DC Comics só tinha três heróis que valiam a pena: Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Quem lê quadrinhos há muito tempo sabe que não é bem assim, mas a empresa sempre investiu mais em seus personagens mais pop.

    Se você quer conhecer um pouco mais do Lanterna Verde antes de assistir o filme ou se você já assistiu, gostou e ficou com vontade de consumir mais histórias do herói, confira as dicas abaixo, que não são restritas apenas aos quadrinhos. Divirta-se!

    Lanterna Verde - Origem Secreta
    A encadernado reúne os números 29 a 35 da revista Green Lantern e reconta a origem do herói, adaptando-a às modificações que Geoff Johns trouxe ao personagem. Boa parte da trama foi usada como base para o filme, então aqui você vai saber um pouco mais do passado de Hal Jordan e seu relacionamento com os irmãos, ver uma interação muito bacana entre Jordan e Sinestro antes deste se tornar um vilão e ainda conhecer bastante da mitologia da Tropa dos Lanternas Verdes. Os desenhos são do brasileiro Ivan Reis, com traços competentes auxiliando o texto de Johns.



    Grandes Clássicos DC - Lanterna Verde / Arqueiro Verde
    Esta é uma reunião das histórias dos dois personagens quando eles dividiam um título próprio na passagem dos anos 60 para a década de 70. Com texto de Dennis O'Neil e desenhos de Neal Adams, foram histórias que marcaram uma época por sua relevância no contexto sócio-político daquele período. Com LV/AV os quadrinhos sofreram uma grande mudança, deixando de lado o estigma de "coisa pra criança". Destaque para a primeira história, que já mostra a que veio com o famoso diálogo de um negro para o Lanterna que diz que ele já ajudou gente de pele azul, laranja, roxa... mas nunca fez nada pelos de pele negra na Terra. É de fazer qualquer herói intergalático engolir seco e pensar seus atos.

    Lanterna Verde - Renascimento
    Durante a segunda metade da década de 90, Hal Jordan não foi o Lanterna, pois havia assumido a identidade do vilão Paralax e depois da entidade Espectro. Em seu lugar entra Kyle Rayner, um portador do anel que não agradou os fãs. Percebendo a besteira que fez em abandonar um de seus personagens mais clássicos, a DC traz Jordan de volta do mundo dos mortos, despertando a desconfiança de seus ex-parceiros na Liga da Justiça (principalmente de um certo Cavaleiro das Trevas). Jordan precisa reencontrar seu lugar no mundo e merecer a confiança de seus colegas. Mais uma vez, quem comanda o texto é Geoff Johns, que precisou encontrar explicações mirabolantes para os atos de Jordan quando vilão. Convenceu e trouxe o maior Lanterna Verde de todos os tempos de volta.

    Liga da Justiça - A Série Animada - Episódio duplo A Noite Mais Escura
    Nestes dois episódios, terceiro e quarto da primeira temporada da animação, conhecemos a história de John Stewart, o Lanterna escolhido pelos produtores para participar da formação da Liga no programa. O personagem se tornou muito popular durante os anos 2000, ao ponto de ser reincorporado aos quadrinhos. Stewart foi o primeiro herói negro da DC a não ter no nome alguma referência a sua cor. Na trama, o herói é levado a julgamento pela suspeita de ter destruído um planeta. Cabe a seus colegas do supergrupo tentarem provar sua inocência. Como adapta a origem do personagem e os dilemas que, nos quadrinhos, o levaram a abandonar a tarefa de portar o anel, vale ser assistido, com certeza.

    Lanterna Verde - Primeiro Voo e Cavaleiros Esmeralda
    Se você viu e gostou do filme pra cinema, mas esperava mais da Tropa dos Lanternas, essas duas animações são pra você. Em Primeiro Voo, temos a origem de Hal Jordan e sua viagem ao planeta Oa para receber seu treino pelas mãos de Sinestro. O roteiro foi escrito de forma a espelhar a trama básica do filme Dia de Treinamento, com Sinestro fazendo às vezes do policial corrupto vivido por Denzel Washington. Apesar de vários problemas no último ato e de não estabelecer muito a vida de Jordan na Terra, é uma boa pedida pra quem espera do Lanterna Verde uma aventura mais intergláctica. Já Cavaleiros Esmeralda é uma coleção de pequenas histórias sobre alguns Lanternas e ajuda a construir melhor a mitologia dos personagens da Tropa. Veja aqui uma resenha completa do longa animado que foi lançado em Home Video esta semana no Brasil.

    Bom, é isso. Você não vai se tornar nenhum expert sobre Lanterna Verde, mas vai poder saciar sua vontade por mais aventuras do herói. E aguarde para a crítica do filme, que deve entrar no ar entre hoje a noite e amanhã. Não deixe de ler!

    0 comentários:

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint