d

Documentário do Dia: O Making of de Watchmen

Watchmen é uma obra-prima das HQs, considerada por muitos o Cidadão Kane dessa mídia. Adaptar algo cujo impacto é tão grande é uma tarefa, no mínimo, intimidadora e se caísse em mãos erradas poderia ter se tornado um desastre. O longa pode não ter agradado muita gente, mas é inegável o respeito de Zack Snyder e sua equipe pelo material original.

Mesmo com o controverso final, adaptado para chegar a uma resolução mais plausível (tanto na tela quanto fora dela, ou seja, por conta do orçamento), Watchmen é um bom exemplo de como se adaptar uma HQ corretamente, mesmo que sacrificando elementos da linguagem cinematográfica para se chegar ao resultado mais próximo de sua base. Sim, o filme tem problemas de ritmo, mas que em sua maioria são contornados pelo uso do slow motion, considerado excessivo por alguns, mas que funciona muito bem aqui, criando o que pode-se chamar de "painéis de quadrinhos vivos".

Watchmen é um filme que com o passar dos anos deve criar uma legião de fãs que o tornarão cult, como acontece com muitas produções de sci-fi/aventura que não são bem recebidas inicialmente.

O documentário abaixo tenta cobrir boa parte dos aspectos artísticos e técnicos, ao mesmo tempo que explica o complicado processo de adaptação da obra. Confira!







Posts relacionados à Zack Snyder:

Crítica de Sucker Punch

Análise da influência de Brazil - O Filme em Sucker Punch
Continua...
 
Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint