d

Cenas Memoráveis - Psicopata Americano

Esse é o filme que trouxe Christian Bale pra uma visualização melhor do publico. Baseado no livro de Bret Easton Ellis, o filme é cheio de momentos de humor negro e ironia. Tudo funciona muito bem como crítica aos yuppies dos anos 80, com suas manias de beleza e consumismo.

A cena a seguir representa isso de forma impecável. Quatro personagens comparando seus cartões de visita. Patrick Bateman, o psicopata vivido por Bale é o primeiro, todo orgulhoso da fonte, da textura e da cor do papel. Porém a medida que cada um vai mostrando seu respectivo cartão, Bateman começa a se morder de inveja. Até que ele pede pra que mostrem o de Paul Allen, outro personagem da trama, mas que não se encontra em cena. Percebam que os outros três imediatamente encolhem-se em suas cadeiras pois sabem da "superoridade" do material. A reação de Bateman é hilária. Em seu pensamento reclama: "Oh, meu Deus, tem até marca d'água!". Reparem também na trilha toda vez que um novo cartão é revelado.

É a força do roteiro que numa cena pequena consegue expor as fraquezas desses jovens deslumbrados com o dinheiro.

P.S.: A versão a seguir é a cena completa, com outros momentos que também contribuem pra essa construção de personagens.


Continua...
 
Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint